Você sabe como calcular a vida útil dos equipamentos de TI?

25/11/2020

Equipamentos de TI

[Tempo de Leitura: 2min]

Todos os produtos que adquirimos possuem uma vida útil, inclusive os equipamentos de TI. A preocupação com a performance desses instrumentos de trabalho precisa ser constante, uma vez que eles interferem na qualidade da execução das tarefas e nos resultados percebidos pelos clientes.

A tecnologia avança mais do que muitas empresas conseguem acompanhar. Mas esta questão não precisa ser uma grande dor de cabeça, desde que os devidos cuidados com os equipamentos de TI sejam tomados. Desta forma, fica mais simples manter as máquinas funcionando durante toda a sua vida útil.

 

Como calcular a vida útil dos equipamentos de TI?

Existe uma Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal (IN nº4/1985) que estabelece as taxas de depreciação de diferentes bens. No caso de equipamentos de informática, a taxa é de 20%.

A partir desses dados e das informações a respeito dos equipamentos que sua empresa possui, é possível calcular tanto a vida útil do equipamento quanto a taxa de depreciação anual.

Vamos começar pela vida útil.

Ela é calculada com base no tempo de duração dos equipamentos de TI em anos e no número de horas que eles serão utilizados pelo período de um ano.

Por exemplo: sua empresa comprou um tablet e pretende utilizá-lo pelo período de quatro anos. O funcionário vai trabalhar oito horas por dia durante 254 dias em um ano.

A conta é feita da seguinte forma:

– Tempo do tablet em anos: 4
– Horas e trabalho por dia: 8
– Quantidade de dias trabalhados em ano: 254

 

Tempo de uso x (horas x dias trabalhados)
4 x (8 x 254) = 4 x (2.032) = Vida útil de 8.128 horas

Agora, vamos calcular a depreciação anual de um equipamento de TI.

Para este cálculo, você precisa dos seguintes dados:

– Valor Novo (VN)
– Valor Residual (VR)
– Vida útil em anos (representado pela letra N).

 

A fórmula é a seguinte:

Da = (VN-VR) ÷ N (Da significa depreciação anual)

Por exemplo: a sua empresa montou um parque tecnológico e gastou R$ 100.000 em notebooks, com a intenção de usá-los pelo período de 4 anos.

Os dados ficam assim:

– Valor Novo: 120.000
– Valor Residual: 20.000
– N: 8

Da = (VN-VR) ÷ N
Da = (100.000 – 20.000) ÷ 4
Da = (80.000) ÷ 4
Da = 20.000

O VR diz respeito ao valor de um bem ao final de sua vida útil e possui uma fórmula própria:

VR = Valor inicial – (taxa de depreciação (conforme IN 004/1985) x tempo de utilização)
VR = 100.000 – (20.000 x 4)
VR = 100.000 – 80.000
VR = 20.000

Ao final de quatro anos, o parque tecnológico da sua empresa vai valer 80.000.

 

Como renovar os equipamentos de TI?

Quando se fala em renovação de equipamentos de TI, as empresas precisam tomar cuidado com o lixo eletrônico que produzem.

O Brasil é o quinto pais que mais produziu lixo eletrônico em 2019, de acordo com o relatório The Global E-waste Monitor 2020. O país fica atrás apenas da China, Estados Unidos, Índia e Japão.

Para reduzir este descarte desenfreado e contar com um parque tecnológico sempre atualizado e moderno, existem algumas opções:

Remanufatura de computadores

Neste processo, as máquinas recebem peças renovadas para atender às novas necessidades de empresa e funcionários. Assim, não é necessário utilizar o caixa da empresa para comprar máquinas novas.

LEIA MAIS: Conheça os benefícios da remanufatura para o meio ambiente

Downsizing de TI

Ao reduzir o parque tecnológico, as empresas encontram na WAPS uma ótima chance de negócio. Isso porque a parceira compra todas as máquinas que serão colocadas em desuso e, em troca, aluga máquinas mais potentes e modernas, abatendo do aluguel o valor da compra. As máquinas adquiridas pela WAPS passam por uma formatação e bateria de testes e são colocadas à venda na loja virtual.

LEIA TAMBÉM: Downsizing de TI: como esta estratégia pode ser vantajosa para a sua empresa?

Aluguel de equipamentos de TI

Em vez de comprar máquinas novas e ter que esperar pelo prazo de entrega da loja, dependendo da quantidade de equipamentos de TI adquiridos, o aluguel é uma forma de montar o parque tecnológico com menor custo. Assim, a empresa tem acesso a máquinas em ótimo estado, renovação constante e assistência técnica. Além disso, esta iniciativa se enquadra no sistema OPEX e não entra como ativo no balanço patrimonial.

CONTINUE LENDO: Aprenda a reduzir custos com a área de TI

 

Sobre a WAPS Solutions

Desde 2008 no mercado, a WAPS Solutions oferece soluções para locação de diversos equipamentos tecnológicos (desktops, laptops, smartphones, entre outros), manutenção de computadores, downsizing de TI e consultoria técnica para empresas estrangeiras de TI interessadas em investir no Brasil.

Há também a loja virtual, onde a WAPS Solutions comercializa produtos e acessórios novos e seminovos.

Sempre atenta ao que o cliente precisa, a empresa conta com uma equipe especializada e está pronta para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre seus principais parceiros de negócios estão Grupo Souza Lima, Walmart.com, Sulamerica, Globo e Votorantim.

Para conhecer melhor os serviços da WAPS Solutions, entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato.

Open chat