CAPEX ou OPEX: qual modalidade sua empresa deve escolher?

14/10/2020

Capex e Opex

[Tempo de Leitura: 2min]

Ao fazer investimentos para reestruturar o departamento de TI da sua empresa, qual melhor modalidade: CAPEX ou OPEX?

Esta decisão é essencial para definir a forma de gestão financeira do seu negócio, pois impacta de maneira direta a produtividade dos funcionários, os resultados apresentados para os clientes e o posicionamento da sua empresa perante os concorrentes.

A tecnologia se atualiza de uma maneira veloz, fazendo com que as empresas tenham que se desdobrar para não ficarem desatualizadas. E a forma como esse processo de renovação constante de equipamentos e softwares será feito passa pela modalidade de investimento, que pode ser CAPEX ou OPEX.

 

O que CAPEX em projetos de TI?

CAPEX é a sigla de Capital Expenditures (despesas de capital).

Essa modalidade é aplicada quando a empresa adquire máquinas, equipamentos ou licença de um software para melhorar a produtividade de seus funcionários e a performance do seu negócio.

Neste caso, a empresa utiliza o seu capital para aquisição dos produtos, com o objetivo de desfrutar dos benefícios no futuro, e passa a adquirir ativos.

 

O que é OPEX em projetos de TI?

Opex é a sigla de Operational Expenditures (despesas operacionais).

Essa modalidade corresponde à soma de todos os custos de uma empresa, desde que não estejam relacionados à aquisição de bens. Ou seja, aqui são relacionados contratos com empresas terceirizadas, pagamentos de salários, gastos com manutenção de equipamentos e acessórios etc.

Diferente do CAPEX, cujos gastos costumam ser altos e esporádicos, no OPEX os gastos são contínuos. Essa fluência permite um planejamento financeiro melhor e maior chance de lucratividade.

Em resumo:

CAPEX: quando a empresa compra equipamentos de TI e acessórios para aumentar seus lucros.

OPEX: quando a empresa opta por terceirizar a equipe de TI ou alugar equipamentos de informática.

LEIA MAIS: Conheça os benefícios de alugar um parque tecnológico

 

Qual a melhor modalidade: CAPEX ou OPEX?

Agora que você já sabe como funcionam o CAPEX e o OPEX, fica mais fácil tomar a decisão mais assertiva para a sua empresa.

Quando o assunto é tecnologia, é preciso planejar os gastos com cuidado, pois, como já dissemos anteriormente, o que é inovador hoje em relação a equipamentos, pode perder a notoriedade em questão de meses.

Pensando por esse lado, a aquisição de equipamentos por meio da compra (CAPEX) pode impactar de maneira inesperada a lucratividade da empresa. Isso porque os investimentos em TI costumam ser altos e podem levar a empresa a adiar suas expansões ao se deparar com o alto valor de novas máquinas e acessórios.

Nesse caso, apostar na modalidade OPEX pode ser a melhor solução. Ao realizar a locação de equipamentos ou a terceirização de uma gestão de TI, por exemplo, a empresa sabe o valor a ser gasto por determinado período (tudo depende de contrato firmado), o que a permite fazer planos com maior tranquilidade para o negócio.

Confira outras vantagens de optar pelo OPEX:

  • Não há aquisição de bens;
  • O pagamento é periódico, o que facilita o planejamento financeiro;
  • Os valores são deduzidos dos tributos, por não serem ativos;
  • O recebimento dos equipamentos costuma ser ágil ou imediato;
  • Há bons serviços de manutenção e troca de equipamentos;
  • As máquinas estão em bom estado e atualizadas;
  • Permite o acesso a novas tecnologias e soluções sem aumento de custo;
  • Não há necessidade de treinar a equipe, quando terceirizada;

Se a sua empresa pensa em optar pela modalidade OPEX, alugando equipamentos de informática ou terceirizando os serviços de TI, venha fazer uma consultoria com a WAPS Solutions.

A empresa oferece serviços de locação de diversos equipamentos tecnológicos (desktops, laptops, smartphones, entre outros), manutenção de computadores e atua em diferentes frentes dentro das estratégias de BPO. Também presta consultoria full service para empresas estrangeiras de bens de consumo que estão chegando ao Brasil e em projetos de downsizing de TI.

Há ainda a loja virtual, onde a WAPS Solutions comercializa produtos e acessórios novos e seminovos.

Sempre atenta ao que o cliente precisa, a empresa conta com uma equipe especializada e está pronta para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre seus principais parceiros de negócios estão Grupo Souza Lima, Walmart.com, Sulamerica, Globo e Votorantim.

Para conhecer melhor os serviços da WAPS Solutions, entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato.

Open chat