Downsizing de TI: como esta estratégia pode ser vantajosa para a sua empresa?

23/09/2020

downsizing

[Tempo de Leitura: 2min]

Você sabia que o downsizing de TI pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e a se tornar mais produtiva?

A tecnologia, que já foi um recurso diferencial, hoje é um dos pilares de qualquer empresa que deseja otimizar os processos internos e oferecer resultados mais expressivos para seus clientes.

Para que o setor de TI possa realmente contribuir para o alcance desses resultados, é importante fazer revisões periódicas de equipe e de equipamentos. Ao contrário do que muitos empresários pensam, tecnologia não é despesa, mas investimento em inovação e diferenciação no mercado.

Uma das maneiras de otimizar os processos e a produtividade é apostar no downsizing de TI, que corresponde à reorganização do parque tecnológico para tornar este setor realmente eficiente.

Esta medida resulta em agrupamento de funções e na redução do número de máquinas, dando preferência para equipamentos mais novos e alinhados com a realidade da empresa.

 

Quais os benefícios de um downsizing de TI?

Um processo de downsizing de TI precisa ser bem estratégico e atender aos novos propósitos definidos pela empresa. Ao reorganizar a equipe de TI, abrem-se novas possibilidades tanto para os funcionários quanto para o setor interno de tecnologia, que estará devidamente preparado para dar um suporte ao crescimento do negócio.

Um downsizing de TI oferece uma série de vantagens para a empresa:

  • Modernização do parque tecnológico;
  • Redução de custos de manutenção;
  • Bom retorno sobre investimento;
  • Criação de funções de TI mais alinhadas ao escopo da empresa;
  • Maior produtividade da equipe;
  • Excelência na gestão de TI;
  • Melhor suporte tecnológico para tomada de decisões;
  • Maior competitividade no mercado.

O caminho mais assertivo para realizar um downsizing de TI começa com a procura de uma boa consultoria. Profissionais especializados no setor vão entender as necessidades da empresa e definir o tipo de cenário e de maquinário mais adequados para o novo cenário da organização.

 

Comprar ou alugar: qual a melhor solução para o downsizing de TI?

As empresas sabem como é difícil acompanhar a velocidade da inovação tecnológica. Compram um notebook de última linha e, meses depois, se deparam com outra máquina com novas funcionalidades, acelerando a obsolescência do equipamento recém-adquirido.

Para as organizações que aderem ao downsizing de TI, surge mais um desafio: o que fazer com todas as máquinas que serão substituídas? Como garantir um processo de reestruturação financeiramente rentável?

A resposta está na negociação que a WAPS Solutions pode fazer com a sua empresa. A proposta se baseia na compra de todas as máquinas que serão descartadas e no aluguel de novos equipamentos adequados às necessidades de cada cliente.

Neste processo, o valor do aluguel se torna mais atrativo, uma vez que há um abatimento conforme acordo feito para a compra das máquinas antigas para a implantação do downsizing de TI.

Essas máquinas adquiridas passam por uma restauração que envolve limpeza externa e de peças. Depois, são disponibilizadas para venda na loja virtual da WAPS a preços diferenciados.

Além da venda de máquinas e acessórios novos e seminovos, a WAPS Solutions realiza locação de diversos equipamentos tecnológicos (desktops, laptops, smartphones, entre outros), manutenção de computadores e atua em diferentes frentes dentro das estratégias de BPO.

Sempre atenta ao que o cliente precisa, a WAPS Solutions conta com uma equipe especializada e está pronta para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre seus principais parceiros de negócios estão Grupo Souza Lima, Walmart.com, Sulamerica, Globo e Votorantim.

Para conhecer melhor os serviços da WAPS Solutions, entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato.

Open chat