Muitas empresas, ao iniciarem suas operações no Brasil, não fazem ideia da complexidade envolvida no processo de comercializar seus produtos em nosso país. O Brasil tem regulamentações muito específicas. Áreas como: telecomunicações / tecnologia; direito trabalhista e direito do consumidor, são exemplos claros do quão peculiar é o Brasil.
No setor de telecomunicações e tecnologia, existem situações referentes a importação, logística, fiscal / contábil e homologações que são extremamente complexas.
O Brasil tem uma política protecionista da sua indústria, ou seja, produtos importados são sobretaxados no processo alfandegário, dependendo da classe de produto esse sobre-preço pode duplicar o custo de aquisição.
Como o Brasil é composto por várias unidades federativas (UF´s), cada uma delas aplica uma regra fiscal distinta para cada segmento de produto. Exemplos disso, a Substituição Tributária (ST) e a Difal devem ser considerados no processo logístico e, até mesmo, na composição dos preços dos produtos em caso de vendas B2B.
Tão importante quanto as questões logísticas e fiscais, a homologação dos produtos nas diferentes agências reguladoras é um fator importante a ser considerado quando se fala de Brasil. Autarquias como a ANATEL são responsáveis por homologar produtos de tecnologia, em especial aqueles que emitem rádio frequência. Sem esta chancela, os produtos não podem ser vendidos no território nacional.
Inmetro e Anvisa são exemplos de agências reguladoras que atuam no Brasil com a mesma finalidade da ANATEL, porém para os setores de metrologia e medicamentos, respectivamente.
No que diz respeito ao direito do consumidor, existem algumas determinações que, em outros países, não ocorrem. A principal questão é quanto a hipossuficiência na geração de provas. No Brasil, diferentemente de outros países, numa demanda judicial o cliente não precisa provar que foi prejudicado, a empresa precisa provar que agiu de forma correta. A atenção a estes detalhes faz todo o sentido no sucesso de uma marca no Brasil.
A WAPS Solutions tem um time de consultores especializado em Assessment para novas marcas no Brasil. São engenheiros, técnicos, advogados e consultores especializados na tropicalização de marcas no mercado brasileiro.
Desde 2008 no mercado, a empresa realiza locação de equipamentos tecnológicos (computadores, laptops, smartphones, impressoras, entre outros), manutenção de produtos e atua em diferentes frentes dentro das estratégias de BPO.
Sempre atenta ao que o cliente precisa, a WAPS Solutions conta com uma equipe especializada e está pronta para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre seus principais parceiros de negócios estão Atento, Fleetcor, Accenture, CVC, Rede Globo, Bayer, entre outras.
Para conhecer melhor os serviços da WAPS Solutions entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato.