Como implantar a economia circular no parque tecnológico da sua empresa?

06/01/2021

Economia Circular

[Tempo de Leitura: 2min]

A necessidade de encontrar um destino adequado para o lixo produzido tem levado muitas empresas a analisarem com mais atenção os conceitos de economia circular.

Neste processo, o que chamamos de lixo ganha ressignificação. Em vez de descartado, ele passa a ser reaproveitado, ganhando novas peças e prolongamento da vida útil ou, até mesmo, dando origem a outros produtos.

O lixo orgânico, por exemplo, pode virar adubo para as plantas. O papel, quando reciclado, pode virar novos cadernos e blocos de anotações. E assim por diante.

E um tipo de lixo que também preocupa as empresas é o lixo eletrônico. A velocidade das inovações tecnológicas torna obsoletos celulares, tablets e notebooks com muita rapidez, gerando altos custos para reposições, além de poluir o meio ambiente.

 

Como a economia circular pode ajudar o setor de TI?

A proposta de reaproveitar computadores e outros equipamentos eletrônicos pode ser facilmente absorvida no segmento de TI de duas maneiras: remanufatura e updating.

Na remanufatura, os equipamentos são desmontados para realização de limpeza adequada das peças e reparos. As partes danificadas podem ganhar nova utilidade na produção de outros bens, colocando em prática o conceito de economia circular.

As empresas que adotam este cuidado percebem uma boa redução de custos, já que trabalham de forma proativa para manter o bom funcionamento dos equipamentos.

Já o updating pode ser feito depois da remanufatura. Neste caso, os equipamentos recebem peças mais modernas para aumentar a performance. Este processo é bem interessante para as empresas que têm interesse em renovar o parque tecnológico com custo reduzido.

LEIA MAIS: CAPEX ou OPEX: qual modalidade sua empresa deve escolher?

Em ambos os casos, não há necessidade de comprar novos equipamentos, o que ajuda na redução de custos e também na diminuição do lixo eletrônico.

Dentro do conceito de economia circular cabe também a logística reversa. Neste processo, as empresas fabricantes recolhem seus produtos em desuso, quebrados ou antigos, além de suas embalagens, e se encarregam de dar um destino ecologicamente correto. Esta ação ganhou ainda mais importância com a vigência da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).

Para que a logística reversa seja executada de maneira correta, as lojas que comercializam os produtos criam pontos de coleta para receber os materiais e os encaminhar para a indústria.

 

Conte com a WAPS para implantar a economia circular na sua empresa!

A avaliação dos computadores e renovação das peças precisa ser realizada por uma empresa parceira e com expertise no mercado.

A WAPS Solutions oferece soluções em assistência técnica, BPO para logística reversa e outros serviços, além de remanufatura de smartphones, laptops, desktops e impressoras.

Desde 2008 no mercado, a empresa oferece também serviços de locação de diversos equipamentos tecnológicos (desktops, laptops, smartphones, entre outros), downsizing de TI e consultoria técnica para empresas estrangeiras de TI interessadas em investir no Brasil.

Para quem procura equipamentos e acessórios novos e seminovos, a WAPS Solutions possui uma loja virtual.

Sempre atenta ao que o cliente precisa, a empresa conta com uma equipe especializada e está pronta para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre seus principais parceiros de negócios estão Grupo Souza Lima, Walmart.com, Sulamerica, Globo e Votorantim.

Para conhecer melhor os serviços da WAPS Solutions, entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato.

Open chat