HD ou SSD: qual a melhor opção para os computadores da sua empresa?

21/10/2020

HD SSD

[Tempo de Leitura: 2min]

A escolha da unidade de armazenamento de dados (HD ou SSD) é uma preocupação que não pode ser deixada de lado nas empresas. Sem perceber, os profissionais geram e coletam milhares de dados todos os dias, por isso precisam de um equipamento à altura para gravar e zelar pela integridade dessas informações.

A perda de dados pode acontecer por quedas repentinas de energia, por pessoas mal intencionadas, por profissionais descuidados e diversos outros motivos.

O fato é que a perda de dados pode gerar sérios problemas financeiros, ineficiência nos processos de produção, falhas de relacionamento com os clientes e manchas na reputação da empresa.

Fazer backup ou contar com bons equipamentos para coleta de dados ainda não fazem parte da rotina de muitas organizações.

De acordo com pesquisa encomendada pela Dell Technologies em 18 países, incluindo o Brasil, 72% das empresas brasileiras com mais de 200 funcionários relataram incidentes com indisponibilidade ou perda de informações em 2018. Destas, 16% sofreram perdas irreversíveis de dados, um prejuízo médio de US$ 388 mil.

Quando se fala em capacidade de armazenamento de dados, duas opções estão disponíveis no mercado: o HD e o SSD. Cada uma delas possui particularidades, portanto é importante conhecer as especificações – e o comportamento da empresa – para tomar a melhor decisão.

 

HD e SSD: entenda as diferenças

O HD chegou antes que o SSD ao mercado, mas isso não significa que seja a melhor opção em todas as situações. Tudo depende da quantidade e do tipo de informação gerada periodicamente pela empresa.

Então vamos começar pelo HD.

Esse tipo de armazenamento, presente em desktops e notebooks, pode armazenar uma grande quantidade de informações, sendo possível encontrar no mercado unidades de três ou mais terabytes de memória.

Por ser mais antigo, registra dados de forma mecânica e leva um certo tempo para localizar os arquivos desejados.

O SSD chegou ao mercado cerca de duas décadas depois do HD, com a proposta de gravar dados em flash, ser altamente silencioso, mais resistente e veloz do que o HD.

Ao mesmo tempo, o SSD possui uma capacidade de armazenamento visivelmente menor do que o HD, e sua vida útil acaba se tornando menor também.

LEIA MAIS: Aprenda a reduzir custos com a área de TI

Em resumo, as principais diferenças são:

HD SSD
Utilizado em desktops e notebooks tradicionais Utilizado em desktops e notebooks tradicionais e modelos ultrafinos
Preço mais acessível Preço alto, mesmo para os modelos com menor capacidade de armazenamento
Velocidade de até 120 MB/s Velocidade de até 500 MB/s
Capacidade de armazenar mais de 4 terabytes de informações Capacidade de armazenamento que pode chegar a cerca de 256 GB
Funcionamento mecânico, o que aumenta o tempo de leitura e gravação de dados Utiliza memórias flash para armazenar dados, por isso é mais veloz
Emite ruídos ao gravar e pesquisar arquivos, por conta do funcionamento com cabeçotes É silencioso, pois não envolve procedimentos mecânicos para leitura e gravação
Frágil, pode perder dados em casos de avarias e movimentos bruscos É mais resistente que o HD, porque não contém discos móveis
Possui vida útil superior ao SSD, garantindo o armazenamento por mais tempo Possui limitação de escrita na memória, o que torna menor a sua vida útil.

 

Uma opção que pode ser interessante para as empresas é contar os dois periféricos. O SSD estaria presente nas máquinas mais velozes e modernas, um ponto importante para as equipes que precisam de inovação para buscar mais resultados. Enquanto um HD externo pode servir de backup, armazenando os dados de maior importância para a empresa e seus funcionários.

LEIA TAMBÉM: Como garantir a segurança de dados durante o home office?

A WAPS Solutions trabalha tanto com HD quanto com SSD e pode ajudar a sua empresa nesta e em outras decisões relacionadas à tecnologia.

A empresa também realiza locação de equipamentos tecnológicos (desktops, laptops, smartphones, impressoras, entre outros), manutenção de computadores e atua em diferentes frentes dentro das estratégias de BPO.

Sempre atenta ao que o cliente precisa, a WAPS Solutions conta com uma equipe especializada e está pronta para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre seus principais parceiros de negócios estão Grupo Souza Lima, Walmart.com, Sulamerica, Globo e Votorantim.

Para conhecer melhor os serviços da WAPS Solutions, entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato. Conheça também a loja virtual de produtos da empresa

Open chat