Como garantir a segurança de dados durante o home office?

05/08/2020

Segurança de dados

[Tempo de Leitura: 2min]

Zelar pela segurança de dados que são gerados e recebidos diariamente já era uma preocupação constante das empresas. Com a adoção do home office, seja por motivo de pandemia, seja como forma de aumentar a qualidade de vida dos funcionários, esse cuidado se tornou ainda maior.

Ao acessar sistemas fora do ambiente de trabalho, é muito importante que os computadores e desktops tenham eficientes mecanismos de defesa contra ataques de hackers e entrada vírus de alto risco.

LEIA MAIS: Aprenda a reduzir custos com a área de TI

 

Dicas para garantir a segurança de dados da sua empresa

Aumentar a segurança de dados não é uma medida de alta complexidade para as empresas. Medidas simples, porém efetivas, podem trazer mais tranquilidade para os funcionários na hora de executar as tarefas. Veja algumas delas:

  • Bloqueio automático da tela após um período sem uso;
  • Monitoramento de informações por uma equipe de TI para evitar o uso incorreto das informações;
  • Sistema de rastreamento, em caso de roubo ou furto do notebook;
  • Criação de senhas pessoais e profissionais, caso o equipamento seja utilizado com objetivos diversos ou por mais pessoas da casa;
  • Instalação de antivírus;
  • Uso da criptografia para armazenamento de informações.

As empresas que possuem um sistema próprio de acesso a informações, como as financeiras e imobiliárias, podem investir em VPNs como forma de aumentar a segurança de dados.

No Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, em tradução literal) o funcionário acessa o sistema interno da empresa estando em casa. Para isso, dois computadores são conectados através de uma rede privada que é construída em cima de uma rede de internet pública. Esse recurso reduz o risco de ação de cibercriminosos.

 

Segurança de dados: como colocar as ações em prática?

A segurança de dados precisa ficar sob a responsabilidade de uma boa equipe de TI, que identifica as necessidades da empresa e busca as soluções que evitem dores de cabeça para empresários e seus clientes.

Criar uma equipe de TI exige alto investimento. Por isso, há empresas que recorrem ao BPO (Business Process Outsourcing). Neste sistema, a empresa firma parcerias com prestadoras de serviços especializadas para ajudar na gestão de departamentos que não estão relacionados ao core business do negócio.

No caso do setor de TI, a empresa contará com uma empresa terceirizada que vai zelar pela infraestrutura e segurança de dados sem a necessidade de ocupar o espaço físico da empresa contratante.

A adoção do BPO oferece uma série de vantagens para a empresa:

  • Otimização de infraestrutura, uma vez que a empresa terceirizada possui seu próprio ambiente de trabalho;
  • Redução de custos nas operações;
  • Acesso a ferramentas modernas e profissionais altamente especializados;
  • Menores dores de cabeça na solução de problemas.

O BPO é uma das soluções oferecidas pela WAaps Solutions. A empresa também aluga equipamentos (notebooks, desktops, celulares e tablets) e tem parcerias estratégicas com profissionais das áreas de TI, medicina ocupacional, mobiliário e assessoria jurídica.

LEIA TAMBÉM: Como evitar passivo trabalhista durante o home office

Para saber mais sobre como a WAPS Solutions pode ajudar a sua empresa, entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato.

Open chat