Inventário de ativos de TI: por que fazer?

22/12/2021

inventario de ativos de ti consultoria

[Tempo de Leitura: 2min]

Uma das ferramentas mais utilizadas para assessorar na gestão do setor de tecnologia é o inventário de ativos de TI. Com ele, é possível obter dados necessários para mensurar as necessidades de cada área, reduzir custos, melhorar os processos operacionais e, consequentemente, a qualidade do serviço.

Mais conhecido como um catálogo de sistemas operacionais, o inventário de ativos de TI é uma lista que seleciona os itens que são relevantes para a infraestrutura como um todo, não só no setor de recursos tecnológicos, mas em outros departamentos da empresa.

Um ativo de TI é qualquer software, hardware ou informação utilizados pela companhia. A partir disso, o inventário possibilita fazer um gerenciamento desses recursos para avaliar a estrutura atual e selecionar opções de atualização e futuros investimentos.

 

Por que é necessário fazer um inventário de ativos de TI? 

Para seu negócio caminhar bem, é primordial ter o controle dos ativos de TI deforma mais eficiente. Afinal, a tecnologia é um recurso essencial para o desenvolvimento de uma empresa e saber usá-la da maneira correta pode tornar a empresa mais competitiva e os colaboradores mais produtivos.

Alguns benefícios que o inventário de ativos de TI pode trazer para sua empresa são:

  • Melhor gestão do parque tecnológico: a equipe de TI tem mais controle de todos os equipamentos e softwares utilizados, tomando decisões mais assertivas.
  • Máxima eficiência: a qualidade é mantida, com redução de tempo e custo.
  • Previsão e correção de erros: fica mais fácil antever um erro, evitando problemas, como falta de máquinas ou de um software específico para realização de um projeto
  • Controle de garantia e suporte: é possível consertar máquinas ou atualizar a licença de um software com previsibilidade, sem comprometer o balanço.
  • Reconhecimento de softwares maliciosos: com o inventário, é possível manter os antivírus atualizados e identificar com mais rigor os softwares maliciosos antes que eles prejudiquem o sistema inteiro. 

LEIA MAIS: Inovação tecnológica pede investimento estratégico das 

 

Como fazer um inventário de ativos de TI?

Muitas empresas precisam de ajuda para fazer um inventário de TI e contratam uma consultoria especializada para realizar o serviço e levantar as necessidades do negócio.

Para tomar as decisões certas na hora de montar ou atualizar o parque tecnológico da sua empresa, com base no inventário de ativos de TI, você pode contar com a expertise da WAPS Solutions.

No mercado desde 2008, a WAPS Solutions oferece soluções diferenciadas de locação, venda e reparo de diversos equipamentos tecnológicos (desktops, laptops, smartphones, entre outros), assistência técnica e BPO para diferentes segmentos.

Também realiza downsizing de TI, consultoria técnica para empresas estrangeiras de TI interessadas em investir no Brasil e sistemas de sonorização para eventos empresariais de diferentes portes.

Sempre atenta ao que o cliente precisa, a empresa conta com uma equipe especializada e está pronta para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre seus principais parceiros de negócios estão Grupo Souza Lima, Walmart.com, Sulamérica, Globo e Votorantim.

Para conhecer melhor os serviços da WAPS Solutions, entre em contato pelo telefone (11) 4385-6231 ou preencha nosso formulário de contato.

Open chat